sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bacalhau à Detinha

Bom dia,

Hoje vou deixar-vos aqui uma receitinha maravilhosa que me leva aos meus dias de infância.
Cresci a amar este bacalhau, como a minha mãe lhe chama à Gomes de Sá (pelo que conheço não tem nada a ver, daí dar-lhe o nome de Bacalhau à Detinha, em homenagem à minha mãe).
Podemos fazer de véspera se quisermos, eu pessoalmente faço no dia.

Prontinho a comer

Começo por cozer umas batatinhas cortadas em quartos (com pele) e um ovo por pessoa.
Coze-se o bacalhau desfiado, durante cerca de 10 minutos e reserva-se.
Depois das batatas cozidas, tia-se a pele e corta-se aos gomos e dispõe-se num prato.

1ª camada: batatas
A 1ª camada são as batatas. Depois faz-se uma 2ª camada com o bacalhau refogado.

2ª camada: bacalhau

A seguir adicionamos um ovo cozido cortado às rodelas, e decora-se com algumas azeitonas pretas.

3ª camada: ovo cozido e azeitonas

Entretanto, faz-se um refogado com azeite, uma cebola e um dente de alho picados, juntamente com uma folha de louro. Deixa-se alourar.
Adiciona-se 2 a 3 colheres de sopa de pasta de tomate (uso esta)

dissolvida em 250ml de água fria com uma pitada de sal.
Junta-se ao refogado e deixa-se ferver por 2 minutos.
Regam-se as batatas, bacalhau, ovo e azeitonas com este caldo bem quentinho...e depois...
convém ter um pãozinho ao lado para molhar no caldo.
Façam, garanto que não se arrependem, depois logo me contam.
É um almoço que nos sacia durante largas horas.

2 comentários:

  1. Que deliciosa receitinha de bacalhau, anotadissima

    beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Nossa fiquei até com agua na boca agora...
    Amei!!!
    Obrigada pela visita...
    Venha seguir o blog tb
    http://maosdemocas.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...