terça-feira, 13 de setembro de 2011

Linguados grelhados com batatas doces

Boa noite,

Este mês cá em casa é o mês dos aproveitamentos.
Espero até ao final do mês não ter que voltar a ir ao supermercado, pois conto "vazar" o congelador até lá, para depois, no início do mês de Outubro, voltar a recheá-lo de coisas gostosas.
Não gosto de ter os produtos mais de um mês no congelador e visto termos cá um belo mercado de peixe e verduras, acho que não há essa necessidade.
No entanto, há dois sábados atrás fui à praça do peixe e vi linguados vivos e sarrajão fresquinho.
Claro que não resisti e embora tenha gasto 20€ em peixe, fiquei com peixe fresquinho para 6 refeições. Eu explico, o srº do peixe fez-me os linguados que eram a 12€/Kg, a 10€/Kg (noutras bancas estavam a 15€), trouxe 1,5kgs que era o que ele tinha. Tinha também na banca 2 sarrajões e, disse-me que podia escolher o que quisesse que o fazia por 5€. Conclusão, eu trouxe um, e disse à minha irmã para trazer o outro pois era um bom negócio. Como sempre o srº foi muito atencioso, arranjou os linguados e lavou-os, o sarrajão pedi para escalar, como se fazem às cavalas, pois adoro pô-lo em salmoura e depois cozê-lo a vapor com oregãos. Enfim...já estou a salivar.
Passemos ao que interessa.

O jantar de hoje, deixou-me felicissima pois todos adoramos peixe, especialmente linguados, e não tive trabalho nenhum com a preparação do mesmo.

Linguados grelhados com batatas doces
Salguei o peixe, passado algum tempo lavei-o para tirar o sal, coloquei num tabuleiro de pyrex, adicionei umas gotas de azeite (poucas), e foi ao forno/grelhador a 210ºC, durante 15 minutos.
Entretanto, coloquei batatas doces num saco próprio de ir ao microondas, e programei 16 minutos na potência máxima (dica do Jamie Olivier).
Acompanhei com uma salada de alface.

Experimentem

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...